Aqui na IACESS, especializamo-nos em fornecer os melhores equipamentos para mobilidade e outros produtos de apoio. Estes produtos de apoio, como os nossos encostos e almofadas especiais para cadeiras de rodas, ajudam os nossos clientes a obterem bons posicionamentos e a prevenir o aparecimento de úlceras de pressão (ou escaras).

Contudo, se está à procura de uma nova cadeira de rodas, existem outros fatores a ter em conta. Nós fazemos o nosso melhor todos os dias para fornecer os nossos produtos de acordo com todas as necessidades dos nossos clientes, e uma parte deste trabalho é educa-los sobre os passos que devem tomar para conseguirem ter uma nova cadeira de rodas feita à sua medida.

E queremos apresentar as 4 coisas a considerar antes de comprar uma cadeira de rodas! Portanto vamos dar uma vista de olhos!

1º Passo: Financiamento

As cadeiras de rodas, em especial as cadeiras de rodas elétricas, podem atingir preços bastante elevados, em alguns casos até mais do que alguns carros! Contudo não vamos desesperar, porque existem diversas formas de conseguirmos o financiamento para estes produtos, tais como através das Companhias de Seguros, através de comparticipação do Estado ou de subsistemas de saúde.

De modo a conseguirmos ajudar todos os nossos clientes a obterem informação fidedigna e atualizada sobre cada financiamento, disponibilizamos o serviço do Gabinete de Ação Social, que gratuitamente o irá aconselhar e guiar passo-a-passo sobre como obter as verbas para adquirir o produto de apoio de que tanto precisa!

Em qualquer caso, aconselhamos que consulte sempre o seu médico e que lhe peça um relatório em que justifique a sua necessidade de determinado produto de apoio. Muitas vezes descuramos a opinião médica, mas no processo de adquirir uma nova cadeira de rodas, a opinião médica é algo que levamos muito a sério, e você também o deverá fazer.

Em suma, o que queremos dizer é que deverá analisar todas as possibilidades de financiamento antes de decidir pagar algo do seu próprio bolso. A lei está do seu lado, use-a com consciência!

2º Seja Avaliado por um Profissional

Normalmente, a prescrição de uma cadeira de rodas necessitará de um processo de avaliação, que normalmente envolve um profissional de saúde. Normalmente estes profissionais podem variar de Fisioterapeutas a Terapeutas Ocupacionais e, mais recentemente, Engenheiros Biomédicos e Engenheiros de Reabilitação. Independentemente do local onde receber a sua prescrição médica, garanta que quem lhe fizer a avaliação tem as credenciais para fazer um trabalho profissional.

A avaliação envolve o teste de diferentes produtos e uma análise detalhada de toda sua funcionalidade, assim como o registo das suas medidas corporais e medidas de acessibilidade da sua habitação. Para além disso, o profissional irá analisar o seu risco de úlceras de pressão e realizará uma análise postural, que poderão envolver o teste de diferentes almofadas, encostos, apoios de cabeça, suportes de tronco, etc. O especialista em mobilidade e posicionamento irá ajudá-lo a decidir que tipo de materiais deverá escolher, assim como lhe demonstrará as diferentes possibilidades que podem existir.

Nesta fase do processo, deverá perguntar sobre questões como os mecanismos de basculação e reclinação de encosto ou de apoio de pernas, porque estes mecanismos poderão ajudá-lo imenso a combater úlceras de pressão e dores articulares. Nós disponibilizamos o serviço de Avaliação através de Profissionais altamente qualificados e experientes.

3º Tecidos e Suportes

Os suportes laterais, ou suportes de tronco, são almofadas que vêm do encosto e ficam posicionados debaixo dos seus braços para ajudar a manter o seu alinhamento de tronco. Estes suportes poderão magoar e causar deformidades posturais se não estiverem bem ajustados.

Antigamente era bastante comum a colocação deste tipo de suportes sem qualquer tipo de ajuste, e isso resultou no aparecimento anormal de deformidades posturais em muitas pessoas que utilizam cadeiras de rodas, no entanto hoje em dia, com os novos materiais que surgem da inovação tecnológica, estes suportes permitem um ajuste muito mais pormenorizado, e se você não gostar deles, existem muitas alternativas.

Questione o profissional responsável pela sua avaliação sobre o melhor material a utilizar para lhe dar conforto e suporte postural.

4º Entrega e Ajuste Pormenorizado

Assim que receber a sua nova cadeira de rodas, garanta que o seu técnico de posicionamento não deixa o produto dentro da caixa e se vá embora. Esta é uma das partes mais importantes do processo, pois qualquer cadeira de rodas tem possibilidades de ajuste! Não se ajuste à cadeira de rodas, ela é que tem que se ajustar a si!

Não é pelo técnico de posicionamento e mobilidade ter tirado as suas medidas que a sua cadeira virá “à medida”. Reservem o tempo para realizar todos os ajustes necessários e para realizar algum treino com a nova cadeira, seja ela elétrica ou manual! Aliás, após o técnico ir embora, terá que ser você ou a sua família a lidar com a cadeira de rodas!

Haverá também algumas alturas em que o seu corpo poderá sofrer alterações, sendo que nessas alturas será importante entrar em contacto com o seu técnico de mobilidade e posicionamento para analisar que ajustes terão que ser feitos para garantir que essa situação não compromete a sua saúde.

E é aqui que nós entramos! Na IACESS não nos focamos apenas nos nossos clientes. Se você tiver uma cadeira de rodas adquirida noutro local e não se sentir confiante no serviço que lá é feito, dê-nos uma chamada ou envie-nos um e-mail. Prometemos que faremos o melhor por si!