You are currently viewing Qual o Melhor Andarilho?

Qual o Melhor Andarilho?

Os andarilhos são dispositivos de auxílio na locomoção da pessoa com mobilidade reduzida ou com problemas físicos. Permitem também um alívio de dores em patologias osteoarticulares, como por exemplo a artrite. Podem ser usados em qualquer faixa etária.

Hoje em dia este tipo de produtos também é utilizado em exercícios de reabilitação, por vários profissionais de saúde.

Existem diferentes modelos, nomeadamente andarilho com rodas e sem rodas. Dentro da categoria com rodas, existem andarilhos de 2, 3 e 4 rodas. Os andarilhos sem rodas têm a possibilidade de ajuste em altura através da parte inferior, já os com rodas o ajuste é feito na parte superior, na zona dos punhos. É ainda possível adquirir estes equipamentos com travões nos punhos, com bolsas para guardar pertences e com assentos para descanso enquanto o utilizador estiver parado.

Andarilhos sem rodas

Os equipamentos sem rodas, podem ser fixos ou articulados. O andarilho articulado tem a vantagem de encartar para facilitar o transporte. Ambos os modelos exigem que o andarilho seja todo levantado do solo, sendo indicado para pessoas com maior força muscular nos membros superiores, que tenham uma marcha mais lenta e dificuldades de equilíbrio.

Andarilho Fixo

Andarilho Dois Níveis

Andarilho Articulado

Andarilhos com rodas

Os andarilhos com 2 rodas possuem as mesmas na parte frontal. Existem modelos simples, com assento e com bolsa. Estes são aconselhados a utilizadores que tenham uma maior fraqueza a nível dos membros superiores e que apresentem alguma dificuldade em levantar o andarilho. Este tipo de andarilho é sugerido a pessoas que tenham uma marcha mais rápida.

Os andarilhos de 3 e 4 rodas são aconselhados a pessoas que tenham uma base maior de sustentação e que não precisem de ter o seu peso suportado no andarilho. Com um sistema de 3 ou 4 rodas a locomoção vai ser mais fácil em comparação com os andarilhos descritos anteriormente. Desta forma, não são aconselhados a utilizadores com problemas de equilíbrio.  Estes andarilhos podem incluir um sistema de travões nos punhos e/ou assento. Alguns deles podem ainda incluir cestos ou bolsas.

Para escolher o andarilho mais adequado ao utilizador é necessário ter em conta alguns fatores como, a capacidade cognitiva, a capacidade de equilíbrio, a visão, a capacidade muscular do tronco e dos membros superiores, a resistência física e o ambiente envolvente.

Dúvidas? Fale connosco


Deixe uma resposta